//Fim de sacos no Lidl poupa 675 toneladas de plástico por ano

Fim de sacos no Lidl poupa 675 toneladas de plástico por ano

O Lidl comprometeu-se a reduzir em 20% todo o plástico que consome e a usar nas suas marcas 100% plástico reciclável até 2025,. Bruno Pereira, administrador de Compras do Lidl Portugal, não indica quanto reduziram para já, dado que ainda estão a ultimar o relatório do último ano fiscal, fechado em fevereiro, mas admite que só a eliminação da venda de sacos plásticos para o transporte de compras, no final de 2019, permitiu retirar do circuito 25 milhões destas embalagens, o que corresponde à poupança de 675 toneladas de plástico por ano. “Fomos a primeira cadeia em Portugal a deixar de vender plásticos descartáveis”, lembra o responsável, sublinhando que a sustentabilidade faz parte do ADN do grupo.

E são muitas as medidas a atestar essa preocupação. A começar pela disponibilização de mais de 600 produtos sustentáveis certificados na sua oferta permanente, um crescimento de 23% em relação a 2019. Produtos esses que, garante Bruno Pereira, não custam mais por isso. “Em alguns nichos de produtos, a falta de escala pode levar a que sejam mais caros, mas, com o aumento de escala, os custos diminuem e os preços tendem a aproximar-se. Pela nossa génese e pela nossa política, os artigos certificados não são mais caros”, frisa.

Cacau, pescado, ovos, café, chá, óleo de palma, celulose e frutas e legumes são alguns exemplos de matérias-primas em que se exige requisitos e certificações específicas aos seus fornecedores. “Fomos a primeira cadeia de retalho em Portugal a garantir que todo o bacalhau que vendemos tem a certificação MSC, que assegura que se trata de pesca sustentável. E sem qualquer aumento de preço por isso”, sublinha.

No caso das frutas e legumes, Bruno Pereira garante que todos cumprem uma regra interna que estabelece que os níveis de pesticidas usados devem ser dois terços abaixo do nível legal. “Isto é uma questão que tem a ver com a nossa preocupação com o meio ambiente, mas também com a qualidade dos produtos. Diria que quase todo o nosso sortido de frutas e legumes, não sendo certificado, está muito próximo de ser biológico”, sublinha, assegurando que a cadeia tem também exigências no que se prende com as certificações que atestam o cumprimento de preocupações sociais ao nível das condições de trabalho.

E, porque a compra local é também algo de importante no que à sustentabilidade diz respeito, refira-se que 100% da carne à venda nas lojas do Lidl são de produtores nacionais, com exceção, naturalmente, da picanha da América do Sul. No caso das frutas e legumes, o produto nacional pesa 60%. Mas a parceria do Lidl com os produtores nacionais permitiu que fossem exportadas, desde 2015, mais de 76 mil toneladas de frutas e legumes nacionais para vários países europeus, onde a cadeia alemã tem hipermercados. Destaque também para as exportações de outros produtos, como o vinho ou no azeite.