Partilhareste artigo
A compra pela Finerge e Guild Investments do controlo das empresas Eólica da Serra da Arada, Eólica da Cabreira e Eólica de Montemuro, controladas conjuntamente pela Guild e grupo EDF, foi notificado à Autoridade da Concorrência (AdC).
A operação de concentração, resultante da aquisição do controlo conjunto sobre as sociedades anónimas Eólica da Arada – Empreendimentos Eólicos da Serra da Arada, Eólica da Cabreira e Eólica de Montemuro, foi notificada pela Finerge e pela Guild, e divulgada num aviso no ‘site’ da AdC.
Segundo o aviso, as três eólicas denominam-se em conjunto “Empresas ACM” e têm por atividade desenvolver infraestruturas, serviços e projetos no setor das energias renováveis, em particular construção e operação de parques eólicos em Portugal.
A Finerge, holding do Grupo FSI em Portugal, grupo de produção de energia renovável, junta-se nesta operação à Guild Investments Limited, holding de investimentos do grupo sedeado no Reino Unido Local Pensions Partnership Investments em ativos eólicos em Portugal.
Subscrever newsletter
Em dezembro do ano passado,a EDP Renováveis (EDPR) concluiu a venda ao grupo Finerge, por 450 milhões de euros, da sua participação acionista total em ativos eólicos em Espanha, um negócio comunicado ao mercado em agosto de 2020.
Na altura, o grupo, liderado por Rui Teixeira – depois de Manso Neto ter sido suspenso de funções no âmbito do ‘caso EDP’ – , em comunicado ao regulador do mercado de capitais (CMVM), explicou que o negócio era resultado da estratégia de rotação de ativos para rentabilizar os parques da empresa, antes de chegarem ao fim da vida útil, pretendendo acelerar investimento e crescimento.
A operação abrangeu sete parques eólicos em operação em Espanha, nomeadamente, nas regiões de Ávila e Catalunha.
Deixe um comentário