//Fitch afirma ‘ratings’ de BPI e Santander Totta com perspetiva negativa

Fitch afirma ‘ratings’ de BPI e Santander Totta com perspetiva negativa

A agência de ‘rating’ Fitch confirmou as notações do Santander Totta (BBB+) e BPI (BBB), mantendo ambos os bancos com perspetiva negativa, de acordo com notas divulgadas pela instituição.

De acordo com notas emitidas na segunda-feira, relativamente ao Santander Totta a Fitch assinala que grande parte do ‘rating’ está ligado ao do Santander espanhol, “refletindo a visão da Fitch de uma alta probabilidade de apoio” do acionista “em caso de necessidade”.

Os argumentos para o BPI são semelhantes, dando a Fitch conta de que o ‘rating’ também “reflete uma alta probabilidade de apoio” por parte do CaixaBank, acionista único do BPI, “em caso de necessidade”.

Segundo a análise da Fitch ‘rating’ de viabilidade (bbb-), o perfil de crédito do Santander Totta “não está imediatamente em risco face ao impacto da contração económica causada pela pandemia , devido à sua confortável capitalização, que providencia uma ‘almofada’ face aos riscos de operar num ambiente económico vulnerável”.

Também o ‘rating’ de viabilidade do BPI (bb+) reflete a visão de que o perfil de crédito “não está imediatamente em risco” face à pandemia, “graças ao apetite pelo risco mais conservador do banco, que resultou consistentemente numa maior qualidade dos ativos face aos pares domésticos”.

Relativamente ao futuro, a Fitch espera “pressão nos lucros” do Santander Totta em 2020 e 2021 “devido a menores volumes de negócio, e também pressão nas comissões”, mas prevê que o banco permaneça “adequadamente lucrativo” no horizonte de análise.