//Fitch mantém “rating” do Montepio em B- com perspetiva negativa

Fitch mantém “rating” do Montepio em B- com perspetiva negativa

A Fitch manteve o “rating” do Montepio em B-, com um “outlook” (perspetiva) negativo, alertando para a incapacidade de a instituição gerar capital “organicamente”, segundo um comunicado divulgado esta segunda-feira.

Assim, a agência manteve a notação do banco, no que diz respeito às emissões de longo prazo, em B- e um “rating” de viabilidade de b-, adiantou.

“Esta manutenção reflete a nossa visão de que o plano de recuperação do banco está, no geral, a avançar como esperado”, disse a Fitch na mesma nota.

A entidade espera que o progresso do Montepio o ajude a “navegar os riscos de curto prazo que restam em Portugal”, adiantando que as estimativas para o futuro são de melhoria, neste aspeto.

No que diz respeito ao “outlook” negativo, a agência justificou a decisão com a “incapacidade atual do banco em gerar capital organicamente”, tendo em conta os seus ativos problemáticos e baixa rentabilidade, alertando para o risco de “erosão de capital”, caso o Montepio não consiga resolver o problema da rentabilidade.

Segundo a Fitch, no final de junho deste ano, o rácio de capital do Montepio estava ainda abaixo do requerido, afetado por perdas em 2020.