//Ford estreia-se na partilha de trotinetas em Portugal com a marca Spin

Ford estreia-se na partilha de trotinetas em Portugal com a marca Spin

Matosinhos tem novas trotinetas elétricas a partir de hoje. A cidade é o palco da estreia do serviço de mobilidade partilhada do grupo norte-americano Ford em Portugal. Há também uma parceria com o centro de inovação CeiiA, para contar as emissões de dióxido de carbono poupadas pelos utilizadores. Portugal é o quarto país europeu a receber o serviço e o sexto a nível mundial.

Na fase inicial haverá 200 trotinetas partilhadas da Spin, a marca da Ford virada para a micro mobilidade. O número deverá aumentar até ao final deste ano, conforme os níveis de procura por estes veículos.

Antes de utilizar as trotinetas é necessário descarregar uma aplicação móvel, disponível nos sistemas operativos iOS (Apple) e Android (Google).

Após completar o registo, é necessário carregar a carteira para fazer o pagamento do serviço. O desbloqueamento do veículo custa um euro e cada minuto de viagem fica por 19 cêntimos. Por exemplo, dez minutos de utilização ficam por 2,90 euros.

Cada vez que viajar nas trotinetas da Spin, serão contadas as emissões de dióxido de carbono poupadas graças à aplicação Ayr, desenvolvidas pelo CEiiA.

Essas emissões serão contadas como créditos acumuláveis numa carteira digital que podem ser, no futuro, trocados por bens ou serviços verdes em Matosinhos, como reduções de preço nas faturas de eletricidade referentes ao carregamento de veículos elétricos ou descontos na cultura.