A Fosun Turismo, dona do Club Med, comprou a marca Thomas Cook por 11 milhões de libras, cerca de 12,7 milhões de euros. O negócio inclui as marcas de hotelaria Casa Cook e Cook’s Club, dirigidos a viajantes individuais e jovens turistas.
“A aquisição da marca Thomas Cook irá permitir ao grupo expandir o seu negócio de turismo construindo em cima da enorme notoriedade da marca Thomas Cook e o momento robusto do turismo externo chinês”, disse Qian Jiannong, chairman da Fosun, citado pela BBC. A Fosun “sempre acreditou no valor de marca da Thomas Cook”.
A companhia chinesa – que em Portugal detém, entre outros ativos, a seguradora Fidelidade (85%), Luz Saúde (49%) e uma participação de 27% no Millennium Bcp – era o maior acionista da Thomas Cook e estava disposto a injetar 450 milhões de libras (cerca de 522 milhões de euros) na companhia, parte de um montante global de 900 milhões de libras (mais de mil milhões de euros) acordado com bancos e obrigacionistas credores para salvar a Thomas Cook.
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O plano caiu por terra depois dos bancos terem exigido 200 milhões de libras adicionais (232 milhões de euros) o que precipitou a falência da empresa, levando ao desemprego milhares de trabalhadores e à repatriação de milhares de britânicos, o maior movimento do género em tempo de paz.
Não é o primeiro ativo da Thomas Cook que tem vindo a ser comprado após a falência. No mês passado a Hay Travel comprou por 6 milhões de libras (cerca de 6,9 milhões de euros) um total de 555 lojas da empresa, que davam emprego a 2.500 trabalhadores.
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