//Frances Haugen diz que o problema do Facebook não é errar, é insistir no erro

Frances Haugen diz que o problema do Facebook não é errar, é insistir no erro

A antiga funcionária da Facebook Frances Haugen, reconhecida como ‘Facebook Whistleblower’ (denunciante, em língua portuguesa) por divulgar contradições insanáveis do Facebook no combate à desinformação, nunca pensou em revelar a identidade, mas assumindo-se satisfeita por ter tido “a oportunidade de expor tudo”, esteve na Web Summit esta segunda-feira, onde considerou que o problema da rede social mais famosa do mundo não é errar, mas insistir no erro.

“Há um padrão de comportamentos [na gestão da rede social Facebook] que afeta a nossa segurança”, afirmou Frances Haugen, a personalidade mais aguardada do primeiro dia da Web Summit, sublinhando que o problema está em insistir numa forma errada de gerir conteúdos no Facebook.

A questão, segundo Haugen, é que a Facebook “criou uma narrativa” simplifica a discussão dos conteúdos publicados na rede social sobre se os utilizadores “querem censura ou liberdade de expressão”. Ora, a denunciante defende que há outras “opções”. “Fazer a plataforma mais pequena e mais lenta” seria uma delas.

Frances Haugen tem fé, todavia, que a rede social se modere e alterarar a forma como “prioriza os conteúdos” que surgem nos murais dos utilizadores. Questionada sobre o que diria a Zuckerberg, Frances Haugen, afirmou que não é uma “má pessoa” por cometer erros, mas que se tornará numa “se continuar a cometê-los depois de ter conhecimento deles”.

A denunciante defendeu que “há muitas pessoas inteligentes e conscientes na Facebook”, mas insistiu que “há um custo humano.” na forma como a rede social opera.

Qual é o problema do Facebook? Segundo Haugen, o Facebbok segmenta as pessoas em grupos até cinco milhões de membros, ao mesmo tempo que corre um algorítmo que distribui os conteúdos pelos “murais” dos utilizadores. Ora “ao priorizar” conteúdos, a rede social cria o “efeito secundário de amplificar o alcance dos conteúdos”. E o problema está aí, no caso dos conteúdos extremos.