//Franceses da Lydia querem jovens portugueses agarrados às fintech

Franceses da Lydia querem jovens portugueses agarrados às fintech

A população mais jovem é o principal público-alvo da Lydia, fintech nascida em França em 2013 e que aposta numa solução para reunir as contas de todos os bancos numa só aplicação móvel. A empresa tem escritórios em Lisboa e Braga, nos quais conta ter pelo menos 40 elementos até ao final de 2021.

“Escolhemos Portugal como o primeiro país com presença local porque nos apercebemos de que as pessoas – sobretudo entre os 18 e os 40 anos – estão muito bem informadas sobre tecnologia e finanças. Portugal é mesmo um dos países mais bem informados da Europa”, destaca em entrevista ao Dinheiro Vivo o líder executivo da Lydia, Cyril Chiche.

Os franceses têm duas opções para os consumidores nacionais. O plano gratuito (Lydia) permite a realização de 20 operações sem custos, efetuar transações até mil euros, criar três cartões virtuais de uso único e ainda proceder a um levantamento de 300 euros – com um cartão de débito que custa cinco euros, e que pode ser utilizado em qualquer terminal com sistema Visa.

A opção paga (Lydia Blue) custa 4,90 euros por mês, mas permite operações ilimitadas, transações até 5000 euros, a criação de 20 cartões virtuais de uso único e ainda três levantamentos de 500 euros. O cartão de débito é enviado gratuitamente.

Os jovens não pagam qualquer mensalidade pelo Lydia Blue até atingirem os 25 anos. Este é o mercado prioritário para a fintech francesa, e Cyril Chiche acredita mesmo que estes clientes, até quando tiverem de pagar para usar o serviço, vão manter-se, “não vão querer voltar atrás”. Em França, 65% dos utilizadores que tinham acesso gratuito começaram a pagar para aceder à plataforma assim que fizeram 25 anos.

A empresa entra em Portugal num mercado que já conta com serviços como MB Way, Revolut, Openbank, N26, Monese e Moey. A Lydia, mesmo assim, garante: “trazemos ao mercado inovações que não existem em mais lado nenhum: um só cartão pode acomodar várias contas bancárias, seja a conta própria ou uma conta com os amigos, em vez de haver um cartão por cada banco. Na nossa aplicação, as contas bancárias são meras carteiras virtuais e podem ser abertas ou fechadas constantemente com um só cartão”.