//Galp aumenta preços do gás em oito euros a partir de outubro

Galp aumenta preços do gás em oito euros a partir de outubro

A Galp Energia já tinha confirmado ao Dinheiro Vivo (DV) que iria subir os preços do gás natural, na sequência do aumento anunciado pela EDP Comercial a 24 de agosto, embora não tenha revelado valores. Esta terça-feira, a petrolífera anunciou que o aumento será de oito euros a partir de 1 de outubro.

“Face à volatilidade do mercado e ao respetivo aumento do custo do gás, a Galp irá proceder a uma atualização do preço final de gás natural no dia 1 de outubro. O novo preço reflete o aumento do respetivo custo de aquisição em linha com a evolução do preço deste produto no mercado internacional. O aumento em causa rondará os 8 euros para o escalão mais representativo de clientes da Galp”, afirmou fonte oficial da energética liderada por Andy Brown numa breve nota enviada ao DV.

Ainda no mês passado, a Galp procedeu ao aumento do gás natural para cerca de 3,60 euros para o escalão mais representativo.

A mesma fonte assegurou que a empresa “reconhece o impacto que o atual contexto do mercado está a provocar na fatura dos seus clientes”. Por isso, a petrolífera tem “oferta integrada à disposição dos clientes – com descontos em todas as formas de energia e benefícios na rede de parceiros” -, o que permite, garantiu fonte oficial, “níveis de poupança mensais que contribuem para compensar os aumentos agora anunciados”.

“Os clientes com oferta integrada de gás e eletricidade com potências/escalões mais representativos podem beneficiar, em média, de um desconto mensal de 29 euros (350 euros/ano), consoante o consumo anual de combustível”, ilustra fonte oficial.

A par da Galp e da EDP Comercial, também a Goldenergy fez saber na segunda-feira que vai aumentar a tarifa do gás, em média, dez euros. No entanto, a fornecedora garantiu que “a maioria dos clientes apenas vai ter em média um aumento de seis euros por mês (com taxas e impostos incluídos)”.