//Google lança fundo para apoiar combate à desinformação sobre vacinas covid-19

Google lança fundo para apoiar combate à desinformação sobre vacinas covid-19

A Google vai lançar um fundo para apoiar projetos de combate à desinformação sobre as vacinas para a covid-19 no valor até três milhões de dólares (2,4 milhões de euros), a nível global.

A disponibilização das vacinas contra o novo coronavírus tem vindo a aumentar a desinformação (‘fake news’) sobre a imunização, pelo que “para apoiar estes esforços de desmistificação, o Google News Initiative está a lançar o ‘covid-19 vaccine counter-misinformation open fund’ no valor de até três milhões de dólares”, refere a tecnológica.

O fundo aceita candidaturas de projetos que “pretendam alargar o alcance da verificação de factos, em particular aquelas audiências que sejam desproporcionalmente afetadas pela desinformação”.

O fundo é global, o que significa que as entidades portuguesas podem candidatar-se.

“Está aberto a organizações de notícias de todas as dimensões que tenham um histórico comprovado na verificação de factos e atividades semelhantes ou que tenham uma parceria com uma organização com esse reconhecimento”, refere a Google.

“Iremos dar prioridade aos projetos colaborativos com equipas interdisciplinares e formas claras para medir o sucesso”, referindo que as candidaturas elegíveis podem “incluir uma parceria entre um projeto de verificação de factos estabelecido e um media com forte implantação numa comunidade específica ou uma plataforma tecnológica colaborativa para jornalistas e médicos para detetarem fontes de desinformação e publicarem verificações de factos”.