//Google Maps lança atualizações para facilitar deslocações em tempos de covid-19

Google Maps lança atualizações para facilitar deslocações em tempos de covid-19

O Google Maps receberá novidades ao longo das próximas semanas, desde mais informação sobre os casos de covid-19 detetados em determinadas localizações até uma funcionalidade para que possa ter acesso, em tempo real, sobre quão cheio está determinado transporte.

Dane Glasgow, VP de produto do Google Maps, indica que a empresa “já adicionou 250 novas funcionalidades e melhorias” ao serviço este ano, com o objetivo de ajudar os utilizadores “a navegar neste novo normal”. Nestes últimos meses o Maps passou a disponibilizar informação mais atualizada sobre mudanças de horários em restaurantes e negócios ou até mesmo sobre a evolução de casos registados em cada país.

“Continuamos a investir em formas de manter a informação no Maps atualizada, com mais de 50 milhões de atualizações ao mapa feitas a cada dia. Mesmo com as festividades a aproximarem-se, não temos planos para abrandar”, indica o responsável.

A Google lança quatro novas ferramentas, que chegarão ao longo das próximas semanas a diferentes mercados – Portugal só receberá duas destas atualizações, de acordo com a informação divulgada. A primeira é uma atualização do tipo de mapa ‘Covid’, que permite aos utilizadores de Android e iOS perceber a evolução do número de casos e ter acesso a informação das autoridades locais sobre a evolução da situação pandémica. De acordo com a Google, esta funcionalidade “será útil para quem precisa de viajar e precisa de acompanhar rapidamente as diretrizes locais, locais de teste e restrições noutra cidade”.

A segunda novidade está ligada a aglomerações. Serão disponibilizadas atualizações em tempo real sobre quão cheio está determinado autocarro, comboio ou linha de metro. Esta informação será disponibilizada pelos utilizadores que estão a viajar nesse momento, afirma a Google. Esta ferramenta será atualizada a nível global, desde que existam dados que permitam apresentar informação.

Em deslocações de transportes, por exemplo, o utilizador poderá ver no campo ‘live’ o que os passageiros a viajar naquele momento estão a relatar – desta forma, será possível gerir horários de deslocações, por exemplo.