//Governo diz que contas do 1.º semestre da TAP “cumprem todas as normas legais”

Governo diz que contas do 1.º semestre da TAP “cumprem todas as normas legais”

O Governo disse esta sexta-feira que as contas da TAP relativas ao primeiro semestre “cumprem todas as normas legais”, na sequência de o auditor ter considerado que o valor do prejuízo de 493,1 milhões de euros está “subavaliado”.

Numa resposta escrita conjunta do Ministério das Finanças e do Ministério das Infraestruturas e Habitação, enviada à Lusa, a tutela refere que “as contas cumprem todas as normas legais”, acrescentando que tal é, “aliás, ressalvado pelo auditor [da PwC]” no relatório e contas da companhia.

A posição do Governo surge após um alerta da PwC que consta no relatório de gestão e contas consolidadas da companhia aérea, relativo ao primeiro semestre de 2021, em que a TAP dá conta do prejuízo de 493,1 milhões de euros – que tinha sido anunciado em 27 de agosto -, que refere que este valor está “subavaliado”.

O Negócios já tinha avançado, na quarta-feira à noite, que a PwC, que audita as contas da TAP, concluiu ter “reservas” em relação aos valores reportados, estando em causa “um montante de 893 milhões de euros que a TAP SA [a empresa que controla a companhia aérea] espera receber do grupo TAP SGPS”, mas que ainda não chegou.