//Governo dos Açores justifica cancelamento de voos SATA Lisboa-Horta com “reduzida procura”

Governo dos Açores justifica cancelamento de voos SATA Lisboa-Horta com “reduzida procura”

O Governo Regional dos Açores justificou o cancelamento de oito ligações entre Lisboa-Horta-Lisboa da SATA, em fevereiro e março, devido à “reduzida procura” motivada pela covid-19.

A informação, a que a Lusa teve hoje acesso, foi avançada pelo subsecretário regional da Presidência, em resposta a um requerimento apresentado pelo PS na Assembleia Legislativa Regional.

“Relativamente ao cancelamento de cinco ligações entre Lisboa-Horta-Lisboa, em fevereiro, e de três em março de 2022, os mesmos deveram-se às circunstâncias excecionais e extraordinárias provocadas pelo agravamento da situação pandémica da doença covid-19, nomeadamente a 5.ª vaga, que agravaram a retração generalizada da procura, que é possível atestar pelos baixos níveis de reservas e ocupação dos voos registados desde meados de dezembro” de 2021, refere o subsecretário.

Na resposta, o Governo indica que “foram canceladas quatro rotações no mês de fevereiro (01, 08, 15 e 22) e outras três no mês de março (08, 15 e 22)”.

“Os referidos cancelamentos foram efetuados com uma antecedência que variou entre os 40 e os 19 dias da partida programada dos mesmos, tendo a decisão assentado em dados objetivos de estimativa de procura, sustentados pelos modelos de “forecasting” que a empresa utiliza, e que tem provado a sua adequação”, justifica.

Para “evitar maiores constrangimentos aos passageiros da SATA, bem como evitar custos acrescidos, a Azores Airlines deve sempre efetivar os cancelamentos, com a maior brevidade possível, desde que reunidas condições de previsibilidade da ocupação dos voos”, observa.