//Governo envia ao parlamento relatório da terceira auditoria especial ao Novo Banco

Governo envia ao parlamento relatório da terceira auditoria especial ao Novo Banco

O Governo enviou o relatório da terceira auditoria especial ao Novo Banco ao parlamento, disse esta segunda-feira o Ministério das Finanças em comunicado.

Segundo a informação, esta auditoria foi feita pela Deloitte por ordem do Governo, após o pagamento efetuado pelo Fundo de Resolução ao Novo Banco em 2021. Pela lei, após cada pagamento, tem de ser feita uma auditoria.

“A auditoria especial analisa operações realizadas entre 01.01.2020 e 31.12.2020, incluindo operações de crédito, subsidiárias e associadas, outros ativos, e ainda operações de venda de carteiras”, refere o Ministério das Finanças.

O relatório da terceira auditoria especial foi também enviado ao Tribunal de Contas, à Procuradoria-Geral da República e será ainda remetido ao Banco Central Europeu, ao Banco de Portugal, ao Fundo de Resolução, à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

“O relatório da auditoria especial exigirá a análise e a avaliação pelos seus destinatários”, conclui o ministério liderado por Fernando Medina.

O Novo Banco foi criado em agosto de 2014 aquando da resolução do Banco Espírito Santo (BES), sendo detido pelo Fundo de Resolução (FdR) bancário.