//Governo estuda possibilidade de introdução de testes para acesso a restaurantes

Governo estuda possibilidade de introdução de testes para acesso a restaurantes

O governo está a estudar a introdução de testes para acesso a restaurantes, avança esta manhã, 7 de julho, o Observador. O jornal adianta ainda que é certo que estes testes não vão ser necessários para almoços nos dias úteis.

O objetivo desta medida que estará a ser analisada é que os testes sejam necessários nos concelhos de risco muito elevado, podendo permitir que a restauração não tenha de encerrar após o almoço ao fim de semana.

Na semana passada, o governo anunciou que Portugal contava com 19 concelhos em situação de risco muito elevado. Uma nova avaliação será feita esta semana.

Nos concelhos de risco muito elevado, e para já, o teletrabalho é obrigatório para todas as tarefas em que é permitido; os espetáculos podem ser até às 22h30, os ginásios não podem ter aulas de grupo, os casamentos e batizados vão estar limitados a 25% da capacidade. Os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 aos dias de semana e têm de encerrar às 15h30 ao fim de semana (no interior, com um máximo de 4 pessoas por grupo; em esplanada, 6 pessoas por grupo).

O comércio a retalho durante a semana tem de encerrar até às 21:00. Ao fim de semana e feriados, retalho alimentar de portas abertas até às 19:00 e o retalho não-alimentar até às 15:30.

Nestes ​​​​​​​concelhos, estará em vigor a limitação de circulação na via pública a partir das 23:00.