A Great Hotels of the World (GHOTW) é um ponto de encontro para hotéis independentes. Tem duas décadas de vida e desde o início do ano que trocou definitivamente o sotaque britânico pelo português. A startup portuguesa GuestCentric – que tem soluções de marketing para hotéis – tinha já adquirido a parte tecnológica deste negócio em 2016, e, no início de 2018, comprou o remanescente. Há dois meses, a sociedade pública de capital de risco investiu na empresa e, no total, a Great Hotels estima gastar três milhões de euros para trazer valências para território nacional.
“A Great Hotels of The World tinha uma série de competências, incluindo a representação dos hotéis no GDS – o sistema de distribuição das agências de viagens. Comprámos essa parte. Entretanto, surgiu a oportunidade de comprar o resto da marca. É um negócio complementar à GuestCentric, ou seja, é completamente independente no entanto alavanca muito em cima das competências digitais da GuestCentric”, diz ao Dinheiro Vivo Pedro Colaço, líder das duas empresas.
A GHOTW é considerada uma soft brand hoteleira, permitindo aos hotéis independentes atuarem como uma cadeia na hora de negociar contratos. “O objetivo da Great Hotels of the World é garantir que hotéis independentes espalhados por vários destinos possam manter a sua independência e, no entanto, ter um bom poder de negociação em termos de vendas e marketing. O que trazemos a estes hotéis é a capacidade de estarem em mercados que não conseguem estar diretamente, ou seja ter pessoas a representá-los e terem algum poder de negociação com estas pessoas”.
Quando uma empresa quer organizar um congresso, por exemplo em Lisboa, a organização tenta perceber quem é que na região pode acolher o evento. Com esta solução, em vez entrar em contacto com uma cadeia por exemplo, entram em contacto com esta soft brand que representa uma coleção de hotéis independentes. “Nos destinos que nos pedem dizemos: temos hotéis ou não temos hotéis. Se tivermos, apresentamos os nossos membros e depois a negociação é entre o membro e o comprador. Uma das vantagens que trazemos é que somos um ponto charneira no meio, que garante que os processos não param, que as propostas são apresentadas a tempo e horas”.
No portefólio desta empresa – agora com acionistas portugueses – estão unidades de segmento alto – quatro estrelas superior e cinco estrelas. A marca aposta na tendência bleisure, que combina negócios com lazer, acompanhando o aumento desta tendência. “O que está a acontecer, e há muitos estudos que mostram, é que, cada vez mais, as pessoas que viajam em negócios acrescentam um ou dois dias à sua viagem para conhecer o destino. Isto é uma grande oportunidade para os hotéis normalmente corporativos estenderem as estadias médias”.
A GuestCentric tem perto de uma década de vida, registando crescimento ao longo dos anos. Em 2013 começou a “explorar o crescimento inorgânico, ou seja crescer por aquisição”. A compra da GHOTW insere-se nesta aposta e foi financiada com recurso a capitais próprios. “Nunca tivemos resultados extraordinários porque reinvestimos todo o dinheiro que ganhamos. Investimos no negócio seja para crescer com as nossas pessoas ou para crescer via aquisição”.
Há dois meses, a Portugal Ventures – sociedade pública de capital de risco – anunciou que investiu na GHOTW. Pedro Colaço estima que, “entre os fundos da Portugal Ventures, entre os capitais que a Guest Centric investiu e o que vamos gerar, acho que vamos investir, nos próximos dois anos, cerca de três milhões de euros no negócio. É um investimento significativo de tentar trazer competências para Portugal”.
Entre os objetivos da empresa está crescer o número de hotéis que integram o portefólio querendo apostar em 18 novos destinos, localizados sobretudo na Europa. A equipa, que conta com menos de 15 pessoas, deverá também crescer. “É uma equipa multidisciplinar e multinacional, alavancada nas 70 pessoas da GuestCentric. A ideia é manter uma equipa relativamente ágil, que consiga falar com os clientes e manter um ótimo relacionamento com os clientes e alancar em cima da GuestCentric”.
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