O Grupo Orey anunciou hoje que se pretende focar na área dos transportes e logística e, por isso, quer “com a maior brevidade possível” sair do setor financeiro, vendendo a posição acionista na companhia que detém nesse mercado.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sociedade Comercial Orey Antunes informa que o Conselho de Administração aprovou “a decisão estratégica de focar a atividade da sociedade nas áreas de transportes e logística e serviços relacionados”, bem como “a decisão estratégica de sair do setor financeiro” e a de “adotar todas as medidas necessárias para alienar, com a maior brevidade possível, os ativos não operacionais, incluindo as responsabilidades com estes relacionadas”.
Ainda assim, estas deliberações “estão, naturalmente, sujeitas e dependentes da autorização do Banco de Portugal da alteração de tipologia da licença da Orey Financial”, que deixará de ser de instituição financeira de crédito para passar a ser de sociedade corretora, ressalva o grupo.
Acrescem “outras aprovações regulatórias que sejam legalmente ou regulamentarmente necessárias” para que o grupo consiga o seu objetivo final, que é a venda “na totalidade” da sua posição acionista na Orey Financial Sociedade Corretora.
“Para este efeito, os 100% do capital da futura Orey Financial detidos pela sociedade são valorizados em 400 mil euros, de acordo com as ofertas recebidas” pela Orey Inversiones Financieras (que já detém uma participação de 60%) e pela Consultoria & Inversiones Escorial (que é responsável pelos restantes 40%), explica o grupo, notando que as propostas já foram aprovadas pelo Conselho Fiscal.
Além da nova estratégia, o Conselho de Administração do Grupo Orey “aprovou a resolução do contrato de financiamento entre a sua participada Orey Investments Holding (OIH) e a Stichting Araras Finance Holding e a posterior venda, pela Stichting da Araras Finance BV à Orey Inversiones Financieras”, transação que também teve aval do Conselho Fiscal.
Em 2017, o Grupo Orey teve prejuízos de 2,04 milhões de euros, mas recuperou face os 12,8 milhões de euros negativos registados no resultado do ano anterior.
Deixe um comentário