//Hitachi Vantara traz para Portugal novo centro de serviços em 2023

Hitachi Vantara traz para Portugal novo centro de serviços em 2023

A Hitachi Vantara vai instalar em Portugal este ano o Hitachi Application Reliability Center (HARC), “um centro de monitorização das aplicações na cloud” fornecidas aos clientes da empresa, o primeiro deste tipo na Europa da multinacional de origem japonesa, revela ao Dinheiro Vivo Margarida Marques, que lidera a operação portuguesa da Hitachi Vantara e ocupa o cargo de VP head of continental Europe da empresa.

O HARC já existe na Índia e nos EUA e chega, em 2023, a Portugal para aumentar a cobertura mundial dos serviços globais prestados pela Hitachi Vantara. Trata-se de “um serviço proativo que vai funcionar em rede com o HARC dos EUA e da Índia para uma cobertura follow the sun, 24 horas, sete dias por semana”. “E, no caso dos clientes europeus, vai garantir que temos na Europa esse centro”, realça Margarida Marques.

O momento em que o escritório português do HARC será aberto não está definido, visto que o novo centro ainda está a ser preparado, mas a gestora garante que será “nos próximos meses, em 2023”. O Hitachi Application Reliability Center ficará instalado na Torre 1 das Amoreiras, onde a Hitachi Vantara tem a sede nacional, e exigirá o recrutamento este ano de vinte profissionais “formados nas mais avançadas práticas de gestão de infraestruturas cloud”. “Para já, é o que está definido”, diz a gestora.

Os valores envolvidos na instalação do HARC em Portugal não são revelados, mas a gestora afiança que se trata de um “investimento significativo”.

Além do HARC, há a possibilidade da operação portuguesa da multinacional nipónica captar para o país mais serviços, em 2024. “Existe a previsão de um novo polo de engenharia”, admite Margarida Marques. Contudo, ressalva a responsável, “ainda está tudo numa fase preliminar”.