//Ibersol começa a reabrir Burger King, KFC, Pans e Pizza Hut

Ibersol começa a reabrir Burger King, KFC, Pans e Pizza Hut

O Grupo Ibersol está a reabrir as salas dos restaurantes Burger King, KFC, Pans e Pizza Hut, que até aqui centravam a sua atividade no serviço de take away e entregas ao domicílio. Por se tratar de uma reabertura gradual dos espaços de restauração, o grupo manteve por mais 30 dias o lay-off parte dos trabalhadores, mas reduziu o número de colaboradores abrangidos por esta medida a que o grupo aderiu no início de abril. O grupo não adiantou quantos colaboradores continuam em lay-off. Não vai haver distribuição de dividendos.

“Por se tratar de um processo de reabertura gradual dos restaurantes os volumes de vendas estão substancialmente abaixo dos padrões normais registados em períodos homólogos, pelo que Grupo procedeu à renovação do processo de lay-off, como medida excecional e temporária de proteção dos postos de trabalho em algumas participadas por mais 30 dias. No entanto, reduziu o número de colaboradores subordinados a esta mesma medida”, refere o grupo em comunicado enviado ao Dinheiro Vivo.

A decisão do grupo português de restauração surge na semana em que, de acordo com o cronograma do Governo, o canal Horeca foi autorizado a abrir portas embora com uma série de limitações, como lotação a 50% das salas, horários mais reduzidos e exigências de limpeza e segurança acrescidas.

As reaberturas estão a ser “programadas aplicando um rigoroso plano de segurança que compreende vários eixos de ação”, destaca o grupo, medidas que passam, por exemplo, pelo utilização obrigatória de máscaras por todos os colaboradores; ou de viseiras individuais em algumas funções ou de barreiras acrílicas; uso de luvas em algumas funções dos restaurantes, bem como o controlo diário de temperatura e reforço da formação no âmbito das boas práticas sobre o Covid-19.

Nas salas, a lotação dos restaurantes foi reduzida, para se cumprir com o distanciamento físico e disposição de mesas recomendados pela DGS, bem como pela disponibilização de espaços de serviço em esplanadas; acesso a ementas digitais e pedido do cliente por QR Code e outros suportes digitais, entre outras medidas.

Os clientes terão acesso à entrada de gel desinfetante, serão incentivados a fazer pagamentos através de meios que não impliquem contato físico entre o colaborador e o cliente, como terminais de pagamento automático, entre outras medidas.

“Todos os restaurantes do Grupo Ibersol localizados em Centros Comerciais estão a articular as suas medidas de reforço de segurança com os espaços onde se inserem, nomeadamente adequando o serviço às medidas de segurança necessárias para a utilização das praças de restauração”, destaca o grupo.

Os centros comerciais, recorde-se, estão previstos reabrir sem restrições só a partir de 1 de junho.

Face à atual situação de pandemia, o grupo de restauração decidiu propor não haver lugar à distribuição de dividendos.

“Tendo em consideração o contexto extremamente exigente resultante da crise provocada pela pandemia covid-19, o Conselho de Administração deliberou propor à Assembleia Geral que os resultados do exercício sejam transferidos para Reservas Livres, não havendo lugar a distribuição de dividendos.”

Ver fonte