//Ifthenpay ganha licença para processar pagamentos em todos os países da UE

Ifthenpay ganha licença para processar pagamentos em todos os países da UE

A portuguesa Ifthenpay conseguiu alargar o âmbito da licença de atividade que detém a todos os países da União Europeia (UE), revelam Filipe Moura e Nuno Breda, ambos cofundadores e copresidentes executivos da fintech de Santa Maria da Feira.

Em entrevista ao Dinheiro Vivo, os responsáveis da Ifthenpay explicam que depois de registarem fortes crescimentos do negócio, impulsionado pelo crescimento das vendas online – sobretudo em 2020 e 2021, anos da pandemia -, a empresa decidiu avançar com a internacionalização de serviços de emissão e gestão de referências multibanco partilhadas para empresas. O primeiro grande passo da estratégia foi dado este ano, embora a empresa já trabalhasse em Espanha, França, Inglaterra e Alemanha.

“O primeiro passo para a internacionalização já demos, ao abrirmos a nossa licença a todos os países da UE. Agora, a licença permite-nos atuar e ter clientes em todos os países da UE”, afirmou Filipe Moura. Para Nuno Breda, outro cofundador, este é um passo natural após sucessivos crescimentos no número de clientes e no volume de pagamentos processados, sendo este mais um de “um conjunto permanente de desafios” aos quais a fintech procura dar resposta.

A empresa já registava volumes de pagamentos com origem no estrangeiro, tendo em conta os pagamentos realizados por estrangeiros através de canais de venda digitais alojados em Portugal. Agora, poderá ocorrer o inverso: um português concretizar um pagamento para um canal de vendas digital estrangeiro, através de um método de pagamento da Ifthenpay.

“Estamos a dar o passo de ajudar os nossos clientes portugueses a vender para o mundo. Muitas empresas estão focadas em vender só para o mercado nacional, mas agora estamos a implementar métodos internacionais, usados nos vários países, o que é uma oportunidade para os nossos comerciantes se abrirem ao mundo”, explica o co-CEO Filipe Moura.