As estratégias empresariais que visam atentar para a questão ambiental fazem bem ao meio ambiente e também às marcas. A Ikea, pela primeira vez em 50 anos decidiu parar de imprimir os seus catálogos e substitui-los por uma versão digital, para já, apenas na Dinamarca.
De acordo com a diretora de marketing da empresa no país escandinavo, Elefteria Cromlidou, “a decisão de digitalizar o catálogo impresso é realmente uma grande mudança”. “Durante 50 anos, o catálogo marcou o início de um novo ano comercial para nós, e tem sido um ponto de referência permanente para funcionários, clientes e outros interessados em design de interiores”, explica a responsável.
Cromlidou admite que este é “um novo capítulo na história da Ikea Dinamarca” e espera inclusive que, no futuro a medida inspire muitas pessoas através das plataformas digitais e outras áreas da empresa. O objetivo é manter “conteúdo relevante que vá ao encontro dos estilos, desejos e necessidades dos clientes que estão cada vez mais e mais tempo online”.
Os catálogos impressos tinham um enorme alcance no país, ao chegarem a dois milhões de lares. Num país cuja população é de 5,8 milhões de pessoas, trata-se de um grande alcance e uma grande mudança na direção dos novos hábitos do chamado “consumo consciente”.
A medida, no entanto, ainda não chegou a Portugal, onde a empresa continua a distribuir dois milhões de catálogos em papel ao longo do ano.
Contactada pelo Dinheiro Vivo, a Ikea Portugal afirmou que “nos últimos anos a Ikea tem testado, em diferentes mercados, novos formatos para a distribuição” do catálogo. “Em Portugal reduzimos o número de cópias distribuídas pelas casas das famílias e, em função das conclusões dos testes realizados, vamos decidir como será o processo no futuro para continuarmos a inspirar e ajudar a maioria das pessoas criar uma vida melhor em casa.”
“O catálogo Ikea é uma das ferramentas de comunicação mais reconhecidas pelos clientes em todo o mundo. Contudo, também sabemos que essa é uma grande responsabilidade. Por isso, o catálogo Ikea é uma publicação com certificação Forest Stewardship Council e trabalhamos em colaboração com os nossos parceiros para cerca de 60% das cópias sejam reciclados a nível global”, acrescentou.
Notícia atualizada às 15:08 com as declarações da Ikea Portugal
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