//Instituto europeu reconhece “elevado” perfil inovador de Portugal

Instituto europeu reconhece “elevado” perfil inovador de Portugal

O diretor da célula Digital do Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia para a Península Ibérica (EIT, sigla inglesa), Jesus Contreras, considera que Portugal destaca-se na Europa como um dos países com “elevada intensidade na inovação digital e na criação de empresas”.

“Vimos em Portugal que a inovação e a criação de empresas são geridas de forma profissional com uma abordagem integrada orientada para os resultados empresariais”, elogiou o gestor espanhol, em entrevista ao Dinheiro Vivo.

A EIT é uma entidade independente da União Europeia que foca a sua atividade no estímulo da inovação e na evolução tecnológica, apoiando jovens empresas e startups em diferentes áreas.

Em Portugal, “existem várias iniciativas” deste organismo, que incluem a participação também de destacados meios académicos e proeminentes aceleradores de empreendedorismo. “A EIT estabeleceu relações de colaboração com organizações relevantes da capital, tais como ISCTE-IUL, BGI ou Universidade Nova de Lisboa, bem como com ecossistemas muito dinâmicos na região norte, como a Universidade do Minho, DTX-Colab e INESC-TEC, entre outros”, contou Jesus Contreras.