//Instituto Superior de Engenharia de Coimbra junta-se à Huawei em protocolo educacional

Instituto Superior de Engenharia de Coimbra junta-se à Huawei em protocolo educacional

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) assinou um protocolo com a Huawei para a implementar o programa ICT Academy. Lançado em Portugal em julho de 2020, este tem como principal objetivo o de aproximar alunos e docentes da realidade das empresas e da sua inovação tecnológica, proporcionando o acesso privilegiado a conteúdos e experiências formativas alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho na área.

No caso concreto do ISEC, e de forma a potenciar uma melhor transferência de conhecimento, a parceria incide particularmente em matérias como Internet of Things, WLAN, Storage, IA e 5G. Entre os privilégios a que o estabelecimento de ensino terá acesso, encontram-se a “disponibilização de novos conteúdos nos planos curriculares, cursos ou ações de formação e certificação de docentes e formadores”.

Mário Velindro, presidente do ISEC, indica que, com a implementação do programa ICT Academy na instituição, a Huawei vai disponibilizar recursos e ferramentas inovadoras que “irão capacitar os estudantes e docentes do ISEC para a produção de soluções competitivas neste setor e na transmissão de conhecimento à sociedade”. O estabelecimento desta parceria com uma das maiores empresas tecnológicas a nível mundial é, para o presidente do ISEC, “mais uma concretização da ligação do nosso ensino e da nossa investigação às empresas, ajudando a que estas se tornem mais competitivas no mercado”.

Já na ótica de Diogo Madeira da Silva, Head of Public Affairs & Communications da Huawei Portugal, “a consagração desta parceria é, no âmbito do programa ICT Academy, a primeira do ano 2021, simbolizando assim o empenho da Huawei em continuar a consolidar a sua estratégia no campo do conhecimento ao alcance de todos”.

O responsável salienta ainda que este protocolo “disponibiliza a todos os professores e estudantes do ISEC ferramentas essenciais para o seu enriquecimento curricular e profissional, assim como proporciona uma gradual aprendizagem na utilização da tecnologia de última geração”.

Com esta que é a quinta implementação da ICT Academy no país desde o seu lançamento em 2020, “a presença da Huawei no ensino português é reforçada, com academias de norte a sul e não apenas centralizadas nas grandes áreas metropolitanas”, concluiu ainda.