//Investidores lançam novos projetos até ao fim do ano

Investidores lançam novos projetos até ao fim do ano

75% dos promotores e investidores imobiliários tem em perspetiva lançar novos projetos nos próximos três meses, apontam os primeiros resultados do Portuguese Investment Property Survey, apresentados durante o Salão Imobiliário de Portugal (SIL). As intenções de investimento centram-se essencialmente nas cidades de Lisboa e Porto, mas abarcam todas as regiões.

Em paralelo, 87% dos inquiridos diz estar ativamente à procura de terrenos para o desenvolvimento de novos projetos, confirmando o reforço futuro da atividade de promoção. Ainda assim, mostram-se cautelosos quanto ao comportamento das vendas e dos preços, antecipando um abrandamento nas operações e uma estabilização dos preços neste último trimestre do ano.

O Portuguese Investment Property Survey é um inquérito de sentimento e expectativas da responsabilidade da Confidencial Imobiliário junto de um painel de promotores e investidores imobiliários, em associação com a Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários.

Elevada burocracia
No survey, promotores e investidores apontam três grandes obstáculos ao investimento em nova promoção: burocracia, e em especial o processo de licenciamento, é considerado por 74% dos inquiridos como um tema muito crítico nas restrições à atividade; custos de construção; e preços dos terrenos.

No inquérito, a procura e o acesso ao crédito são as questões que menos preocupam os agentes enquanto fatores inibidores da atividade de promoção e investimento.

“O survey mostra que os promotores olham para o futuro com uma expectativa positiva de que o mercado abre oportunidades, mas com a consciência de que não são já oportunidades com janelas de valorização como antes”, considera Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, sublinhando que há “um reconhecimento dos limites do mercado”.

Ver fonte