//Investimento público na ferrovia até 2030 duplica em dois anos

Investimento público na ferrovia até 2030 duplica em dois anos

O investimento na ferrovia previsto na proposta final do programa de investimentos para 2030 (PNI2030), ontem apresentado pelo governo, duplica o valor inscrito na primeira versão do programa, datada de janeiro de 2019.

O governo estima agora investir 10,5 mil milhões de euros ao longo desta década na renovação e construção de novas linhas e na compra de comboios, contra os 4,04 mil milhões iniciais.

A nova linha ferroviária entre Porto e Lisboa, a construção de um novo trajeto entre Porto e Vigo e a aquisição de 129 comboios – com possibilidade de comprar mais 50 – explicam boa parte desta subida.

Só a nova linha Porto-Lisboa vai custar 4,5 mil milhões de euros, mais do que todo o orçamento inicialmente planeado para o caminho de ferro. As duas principais cidades do país, daqui a 10 anos, deverão ficar à distância de 1h15 em vez das actuais 2 horas e 58 minutos. Antes disso, Lisboa e Porto ficarão a duas horas de comboio quando ficar concluída a construção da variante Soure-Gaia.

A primeira versão do PNI2030 apenas contemplava a quadruplicação de quatro troços ferroviários na linha do Norte: Cacia/Gaia, Soure/Coimbra, Santarém/Entroncamento e Alverca/Azambuja.

Novidade na versão final do PNI2030 também é a nova linha entre Porto e Vigo, orçada em 900 milhões de euros, e que poderá colocar a Invicta a cerca uma hora de comboio da Galiza numa década. Primeiro, haverá obras entre Braga e Valença, que reduzirão em 60 minutos uma deslocação que atualmente demora 2 horas e 22 minutos.