Depois de ter sido anulado à primeira tentativa, a IP – Infraestruturas de Portugal lançou esta segunda-feira um novo concurso público para as obras no troço Pampilhosa – Santa Comba Dão, da linha da Beira Alta. Esta intervenção pertence ao plano de investimentos Ferrovia 2020, que contempla um investimento total de 2,171 mil milhões de euros.
O preço base deste concurso subiu para os 80 milhões de euros. Este montante encontra-se 21,2% acima do que ficou definido no concurso de julh0, de 66 milhões de euros, e já “reajustado à oferta de mercado disponível”.
O concurso anterior, de julho, foi concluído em novembro porque “todas as empresas ou consórcios interessados apresentaram propostas acima do preço base de concurso, pelo que não foram consideradas”, lembra a gestora rodoferroviária em nota de imprensa.
Quem ficar com esta obra, terá de fazer uma intervenção em 34 quilómetros de via e terá de a executar em cerca de três anos (o prazo é de 810 dias). O concurso público também inclui a construção da Concordância da Mealhada, fazendo a ligação entre a linha do Norte e a linha da Beira Alta, a norte da estação da Pampilhosa.
A mais recente previsão da IP aponta o final de 2022 a conclusão das obras neste troço, de acordo com a mais recente atualização do diretório da rede da gestora pública.
Ligação entre Elvas e Caia quase concluída
Também esta segunda-feira, a IP divulgou que estão em fase de conclusão as obras de modernização do troço da linha do Leste entre Elvas e Caia, na fronteira com Espanha. Em causa, está um investimento de 20,4 milhões de euros para 11 quilómetros de linha ferroviária.
Atualmente, estão a ser vistorias neste troço, tendo como objetivo “a confirmação da perfeita execução dos trabalhos, bem como todas as obrigações contratuais e legais”.
A obra englobou trabalhos de ampliação da Estação Ferroviária de Elvas, a ampliação e alteração do “layout” da estação de Elvas, de modo a permitir a manobra de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento, e a adaptação do edifício da estação para instalação de novas salas técnicas.
O alteamento das plataformas e a adequação dos acessos pedonais de forma a garantir a mobilidade pedonal, principalmente no reforço e melhoria de acessos para pessoas com mobilidade condicionada, foram outros dos trabalhos executados.
O troço entre Elvas e Caia vai ligar depois ao percurso entre Évora e a linha do Leste, no futuro corredor ferroviário internacional do sul.
Até dezembro, o plano Ferrovia 2020 contava apenas com 5% das obras concluídas. O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, já avisou que todos os trabalhos têm de ficar concluídos até dezembro de 2023. As obras que não ficarem concluídas ficarão sem o apoio de fundos comunitários.
Deixe um comentário