Oito pequenas e médias empresas nacionais vão servir de base a estudo de diagnóstico profundo sobre o estado de maturidade para a transformação digital das fileiras do automóvel, materiais, matérias-primas e comércio. Irão servir, também, para a definição de um conjunto de soluções para alavancar a transformação digital e para a quantificação dos benefícios associados à sua implementação.
Esta é uma iniciativa da PME Digital, um projeto que junta o ISQ, o Cluster das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica e a Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, e que visa “capacitar, dotar de informação e incrementar” as competências empresariais das pequenas e médias empresas para a adoção de estratégias, medidas, tecnologias e ferramentas para a Indústria 4.0. O objetivo final é promover a aceleração da economia nacional para uma economia digital nas quatro fileiras referidas.
E o concurso para a escolha destas oito PME, que serão do Norte, Centro ou Alentejo e terão de pertencer às fileiras do automóvel, materiais, matérias-primas e comércio, está a decorrer, devendo as empresas interessadas inscreverem-se até ao dia 18 de março. Os selecionados serão informados a 1 de abril, sendo que dia 12 do mesmo mês serão conhecidos os vencedores.
Para tal, terão de demonstrar o grau de maturidade para a transformação digital do seu modelo operativo e apresentar informação acerca dos recursos internos disponíveis para promover essa mesma transformação. Todas terão que ter, obrigatoriamente, realizado o diagnóstico inicial para a transformação digital do modelo operativo, através do preenchimento do questionário aqui disponível.
Deixe um comentário