//Jerónimo Martins considerada como o retalhista alimentar com o melhor desempenho a nível mundial

Jerónimo Martins considerada como o retalhista alimentar com o melhor desempenho a nível mundial

A Jerónimo Martins (JM) foi considerada, em 2021, pelo Programa Forests do CDP (sistema de divulgação global para que as entidades gerenciem seus impactos ambientais) como o retalhista alimentar com o melhor desempenho a nível mundial, pelo terceiro ano consecutivo, anunciou o grupo.

Este anúncio acontece quando o grupo apresenta os resultados do relatório “Contribuir para um Futuro Positivo para a Floresta”, onde são descritas as ações que a dona do Pingo Doce tem levado a cabo no âmbito do combate à desflorestação. O estudo foi produzido no âmbito da Forest Positive Coalition of Action (FP CoA), iniciativa do The Consumer Goods Forum e a Jerónimo Martins é a única empresa portuguesa entre os seus subscritores.

Deste relatório, a JM destaca a certificação RSPO (Roundtable do Óleo de Palma Sustentável) da totalidade do óleo de palma presente nos seus produtos de marca própria e perecíveis nas suas lojas em território nacional e na Polónia.

Quanto à utilização daquele produto na sua operação na Colômbia, a empresa refere, em comunicado, que 95% do óleo de palma presente nos seus produtos é produzido naquele país, “tendo a Ara aderido à iniciativa do governo colombiano “Acordo Voluntário para a Desflorestação Zero na Cadeia de Óleo de Palma na Colômbia”.

No que à soja diz respeito, a Jerónimo Martins afirma ter antecipado em dois anos “o compromisso de reduzir em 50% a soja de origem desconhecida para 16% do total de soja direta e indireta (esta última presente nas rações dos animais)”, o que se traduz numa redução de 15% relativamente a 2020.

Fibras

Também as fibras de papel e madeira das embalagens dos produtos de marca própria são recicladas. Em 2021 foram 81%, ou seja, mais 11 pontos percentuais que no ano anterior. O consumo total de fibras virgens nas embalagens foi de 38.710 toneladas, das quais 70% eram certificadas, representando mais 5% do que em 2020.