Partilhareste artigo
“O ChatGPT ainda não é suficientemente bom para “coisas a sério””. A afirmação de Jimmy Wales, no palco da Web Summit, em Lisboa, não deixa dúvidas sobre a resposta do co-fundador da Wikipédia à questão lançada pela organização do evento: “Porque o ChatGPT não ameaça a Wikipédia?”.
Relacionados
Na perspetiva do empresário norte-americano, que falava durante a sessão de abertura do evento, a versão 4 desta ferramenta de inteligência artificial (IA) melhorou, e continua a melhorar, mas ainda está longe de ser perfeito. Aliás, Wales recorda que não faltam histórias rocambolescas sobre resultados de pesquisas no ChatGPT, que acontecem essencialmente devido às fontes de dados usadas para treinar o modelo de linguagem. “Faltam fontes de dados mais diversas e de qualidade porque quando queremos factos, esta não é a ferramenta indicada”.
Sobre a ameaça da IA ao trabalho humano, o fundador da Wikipédia também não antevê que venha a ser uma realidade de curto ou médio prazo. “Não consigo prever o futuro, mas vamos continuar a precisar da intervenção humana na maior parte das tarefas”. Aliás, os contributos que alimentam a Wikipédia continuarão a ser feitos por pessoas pois, como reforça Jimmy Wales, “o ChatGPT ainda não é uma boa fonte”. Ainda assim, o empresário admite que não sabemos como evoluirá a tecnologia, mas sublinha que “ainda estamos a 20 ou 30 anos de distância de ter uma IA mais eficaz”.
Deixe um comentário