//JOM entra no negócio residencial com projeto de 20 milhões no Porto

JOM entra no negócio residencial com projeto de 20 milhões no Porto

O grupo JOM, que detém uma rede com 23 lojas de mobiliário e artigos para o lar no país, e duas fábricas de móveis, está a construir 160 apartamentos T0 junto ao campus universitário da Asprela, no Porto, num investimento de 20 milhões de euros. Este é o primeiro projeto residencial do grupo do empresário vimaranense Joaquim Oliveira Mendes, mas em carteira estão já planos para Guimarães e Vila Real.

O Olimpo Studios, em obra desde fevereiro deste ano, integra dois edifícios habitacionais, com apartamentos de 35 metros quadrados, dimensão que tem em vista o mercado dos estudantes universitários e dos jovens trabalhadores. Segundo Clávio Cristo, diretor de marketing da JOM, este projeto foi concebido dentro do conceito built to rent (construir para arrendar), sendo o objetivo do grupo português a venda dos apartamentos a investidores. Como adiantou, “sendo uma zona perto do polo universitário da Asprela e de hospitais, optou-se por uma tipologia adequada a necessidades de arrendamento”. O Olimpo Studios deverá ficar concluído em abril de 2023.

Em breve, o grupo deve iniciar a construção do seu segundo projeto residencial, desta vez com a aposta direcionada para Vila Real. Na cidade transmontana, a JOM vai construir um edifício com 33 apartamentos, 18 de tipologia T1 e 15 T0. Sem revelar o valor do investimento, o grupo afirmou prever ter este empreendimento concluído no verão do próximo ano. Em Guimarães, a empresa tem em pipeline a construção de um condomínio fechado para o segmento médio/alto.

Nova empresa

A aposta no setor imobiliário do grupo especializado no fabrico e comércio de mobiliário conduziu à criação, no ano passado, da JOM Construções e Investimentos. Como explicou Clávio Cristo, todas as lojas JOM, desde a compra do terreno até à conclusão da obra são realizadas por equipas internas, incluindo a coordenação da arquitetura e especialidades, a escolha dos materiais e subempreiteiros, o desenho do lay-out. Para que todo o processo tivesse uma marca mais profissional foi criado, em 2018, um departamento de engenharia e, nesse mesmo ano, o grupo decidiu apostar forte no negócio da compra e venda de bens imobiliários. Com o objetivo de separar as águas, avançou para a constituição, em plena pandemia, da JOM Construções e Investimentos.

No seu primeiro exercício, a nova empresa ficou responsável pela construção da loja de Barcelos, pela remodelação do retail park das Caldas da Rainha, e arrancou com as obras da unidade de logística no Montijo e de mais um espaço da marca em Portimão. Já neste ano, pretende iniciar os projetos das novas lojas de Gondomar e Torres Vedras, e a renovação de um edifício em Sintra que irá albergar um hotel de 33 quartos.