//José Maria Júdice: Preço é rei no e-commerce mas entrega gratuita também pesa

José Maria Júdice: Preço é rei no e-commerce mas entrega gratuita também pesa

À margem de um evento privado organizado pela Google Portugal com empresas do retalho, em Lisboa, José Maria Júdice falou com o Dinheiro Vivo sobre os desafios do comércio digital para os negócios nacionais. “O grande desafio é falar de forma segmentada com mensagens relevantes para cada pessoa e o digital permite fazer isso”, aponta o industry manager. Mas há outros obstáculos que importa superar para aumentar o peso das vendas online.

Dados do Euromonitor mostram que, em Portugal, 8% das vendas do retalho estão no digital. O que está a impedir um desenvolvimento mais célere do setor?

Há várias razões, se fosse só uma seria mais simples de resolver e já estaríamos como o Reino Unido com 30% das vendas de retalho através de e-commerce. Em comparação com outros mercados temos menor penetração da internet, embora estejamos a diminuir o gap a cada ano. Já estamos bem acima dos 80% [no acesso à internet], é uma questão de tempo até chegarmos aos 90% onde os países do norte da Europa e o Reino Unido já estão há vários anos. Além disso, diria que é muito um tema de disponibilidade de catálogo e de capacidade de oferecer os produtos certos para o que as pessoas procuram. Sobretudo hoje quando, com a internet, as fronteiras se eliminam. Associado a isso estão o preço e a entrega. Por isso é que falamos tanto da exportação como uma oportunidade para as empresas portuguesas, porque não só diversifica o risco, como dá escala. Isso vai ser muito importante na negociação de condições de logística mais atrativas, no conhecimento dos mercados e na negociação com fornecedores. É um caminho que tem de se fazer.

A pandemia acelerou essa transformação?

Sim, acho que houve uma mudança grande. Nem todas as empresas conseguiram capturar essa oportunidade da maneira ideal, mas o que vemos entre os nossos clientes é que conseguiram aproveitar a procura adicional da pandemia e conquistaram vários anos de digitalização no espaço de dois anos. Houve uma aceleração, sem dúvida. Tínhamos uma grande diferença [em relação a outros mercados], portanto, esta aceleração não nos trouxe para o grupo da frente. Trouxe-nos para um nível melhor. Estamos melhor, mas temos ainda muito caminho pela frente.