//Liderança mundial discreta: o interessante caso da Filkemp

Liderança mundial discreta: o interessante caso da Filkemp

As empresas familiares são, em geral, discretas. Ainda que os media amplifiquem conflitos e dramas das famílias, dando assim uma ideia, ainda que superficial, dos mundos privados dos donos das empresas. Com frequência, as empresas familiares dão nas vistas por razões menos felizes, cumprindo o destino trágico do ditado “pais galegos, filhos barões, netos ladrões”, ou conforme diz o provérbio chinês “do arrozal para o arrozal em três gerações”.

Já as empresas cujo capital se encontra disperso por uma comunidade anónima de acionistas, por oposição, sofrem maior pressão para apresentar resultados no curto-prazo, satisfazer acionistas, distribuir dividendos que as tornem atraentes aos olhos dos investidores. E os próprios gestores podem cair na tentação de privilegiar os projetos que lhes permitam atingir os objetivos anuais e respetivos bónus, focando-se em investimentos de curto-prazo que podem, em último caso, afetar a sobrevivência a longo-prazo da organização.

O controlo familiar pode, por isso, trazer múltiplas vantagens, nomeadamente o reinvestimento dos lucros de forma responsável, privilegiando o capital próprio à dívida, a transmissão dos valores da família, enquanto entidades com elevada responsabilidade social, entre outras. A maioria das pequenas e médias empresas é familiar e muitas destas conseguem ter sucesso de forma discreta, aplicando ao seu negócio uma abordagem altamente eficiente e que difere da forma burocrática adotada pelas grandes empresas cotadas em bolsa, cujo capital é público. São chamadas hidden champions (campeãs escondias) uma vez que, apesar de bem-sucedidas, têm líderes muito discretos e não procuram publicidade.

Estas empresas são lucrativas, fazem produtos únicos que inspiram a lealdade dos seus clientes e a liderança do mercado onde operam. Investem e reinvestem em inovação e desenvolvimento e expandem-se para o mercado global com os seus produtos, com foco muito claro naquilo que é central à sua atividade. Este é o caso de famílias que não são disfuncionais, mas sim adaptativas.

Os seus princípios inspiram produtos e marcas. Focam-se no alinhamento entre os seus valores culturais, propósito e sustentabilidade de longo-prazo, privilegiando a proximidade a clientes e fornecedores. Deste modo, criam uma forte e dedicada cultura na organização, promovendo capacidade de tomar decisões rapidamente e adaptar-se em tempo útil.

Em Portugal existem vários casos de líderes mundiais no seu mercado, mas desconhecidos do público. A Filkemp é um deles. Líder mundial na produção de fios técnicos para a indústria do papel e de filtração industrial, é um produtor de referência no mercado da pesca desportiva e profissional, bandas transportadoras, cordas de ténis, cabos de amarração, agricultura e mais recentemente filamentos para impressão 3D. Vende para mais de 40 países e distingue-se pelo seu histórico de qualidade, inovação e competitividade.