//Lidl exporta 18 mil toneladas de fruta e legumes nacionais

Lidl exporta 18 mil toneladas de fruta e legumes nacionais

O Lidl exportou o ano fiscal passado 18 mil toneladas de frutas e legumes para a rede de lojas de vários mercados europeus onde a cadeia alemã está presente, uma subida de mais de 20% face ao ano fiscal anterior. Entre março de 2019 e janeiro de 2020, saíram de Portugal 1052 camiões carregados com frutas e legumes portugueses.

A cadeia começou este ano a exportar citrinos do Algarve para a Alemanha, tal como avançou o Dinheiro Vivo, tendo iniciado ainda exportação para este mercado, onde a cadeia tem uma rede de cerca de 3 mil supermercados, cenoura biológica, “estando a sua recetividade neste mercado em fase de avaliação.”

A Pera Rocha continua a ser um produto com maior volume de exportação, com particular procura em Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Polónia e Alemanha, para os quais foram exportadas um total de 10,7 mil toneladas. Só para a Alemanha foram exportadas 8 mil toneladas.

Em resultado da parceria iniciada em 2014, entre Lidl Portugal e a Portugal Fresh, a cadeia já exportou mais de 48 mil toneladas de Pera Rocha para os mercados europeus, das quais 32 mil toneladas unicamente para a Alemanha.

Lidl + PortugalFresh-01

Couve coração (2,9 mil toneladas) e frutos vermelhos (2,3 mil toneladas) foram enviados para as lojas Lidl de mercados como Polónia, França e Alemanha. Por sua vez, 1.9 mil toneladas de melão chegaram França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Suécia e Polónia.

A nível global, no qual se incluem frutas e legumes, em 2018, o Lidl Portugal exportou 206 produtos, num equivalente a 148,5 milhões de euros. Por esta via 86 fornecedores portugueses viram os seus produtos chegar a 30 países europeus e aos Estados Unidos.

Ver fonte