//Lidl tem 150 mil euros para projetos de inovação social

Lidl tem 150 mil euros para projetos de inovação social

Chama-se Mais Ajuda e oferece 150 mil euros para financiar projetos de valor acrescentado na área da inovação social, que permitam prestar serviço de apoio à comunidade, e mentoria da Beta-i, para adquirirem novos conhecimentos e alavancarem os seus projetos.

O programa, lançado pelo Lidl, já tem abertas as candidaturas e vai receber ideias até ao último dia de fevereiro, sendo posteriormente selecionados os 12 finalistas que, em abril, apresentarão os seus projetos a um júri composto por Filipe Almeida (Portugal Inovação Social), Isabel Figueiredo (Renascença), Luís de Melo Jerónimo (Social Cohesion Programme da Fundação Calouste Gulbenkian), Pedro Rocha Vieira (Beta-i) e Vanessa Romeu (Lidl Portugal). No final serão escolhidas as seis iniciativas vencedoras: três projetos de IPSS e outros três de startups, recebendo cada um o valor de 22500 euros para implementar a sua proposta.

“Identificámos uma oportunidade de aproximar dois universos que muito podem contribuir para uma sociedade mais inclusiva e equilibrada e estamos confiantes que a metodologia adotada vai trazer mais-valias para todas as partes envolvidas”, acredita Vanessa Romeu, diretora de comunicação corporativa do Lidl. Para Filipe Almeida, presidente da Iniciativa Portugal Inovação Social, a diferença que traz este projeto é “juntar dois mundos que não estão assim tão distantes quanto isso: IPSS e startups“, em nome de um bem maior.

Além do dinheiro, os projetos serão apoiados com a mentoria da Beta-i, até seis meses após o anúncio dos vencedores, através de um conjunto de iniciativas, incluindo workshops e consultoria. “A Beta-i tem na sua génese a crença profunda no impacto positivo do empreendedorismo na sociedade”, justifica Rocha Vieira. “Temos participado em diferentes projetos ao longo dos últimos 10 anos com efeitos que constituem uma verdadeira mais-valia para as comunidades em que se inserem e é com orgulho que nos associamos ao Lidl nesta iniciativa que os premeia.”

“No Natal, conseguimos mobilizar os portugueses em torno de boas causas”, conclui Vanessa Romeu, referindo-se à recolha de 135 mil euros para apoiar IPSS ou equiparadas e startups que demonstrem impacto social. “Estamos certos da nossa missão em contribuir para o apoio à comunidade e capacitação do terceiro setor.”

Para juntar o seu projeto solidário a esta corrente, basta inscrever-se na página da iniciativa, aqui. Até 29 de fevereiro.

Ver fonte