//Linda Jackson: “Não fico acordada à noite preocupada com os chineses”

Linda Jackson: “Não fico acordada à noite preocupada com os chineses”

Com o Grupo Stellantis totalmente empenhado na eletrificação, cabe à Peugeot uma posição de destaque nessa missão, tendo definido 2030 como a data para a venda exclusiva de automóveis elétricos na Europa. Num momento em que o setor automóvel atravessa uma mudança de paradigma a alta velocidade rumo à eletrificação, Linda Jackson, CEO da Peugeot, adianta que a companhia está a preparar-se da melhor forma para enfrentar os próximos anos, não só perante eventuais novas crises que possam surgir, mas também para enfrentar a crescente ofensiva de marcas chinesas que se aprestam a chegar ao mercado europeu.

“Nesta indústria, sabemos que haverá sempre uma crise. Estou na indústria há 40 anos e já tive a crise do petróleo, a crise financeira, a dos semicondutores… O ponto fundamental é que temos de ser ágeis. O meu chefe [Carlos Tavares, CEO da Stellantis] diz – e muito bem – que este é um mundo Darwiniano, pelo que temos de ser ágeis para sermos capazes de nos adaptarmos. Apenas os mais fortes vão sobreviver e temos de estar preparados para mudar”, refere a responsável britânica.

Essa capacidade de adaptação tem sido amplamente robustecida no grupo e na marca do “leão”, sobretudo atendendo às crises mais recentes – à da pandemia, que acelerou a transição energética, juntou-se a de obtenção de componentes que dificultou a entrega de automóveis aos clientes. Hoje, esses desafios já não se colocam, em grande medida, devido aos esforços da companhia.