//Linha de Cascais com estações renovadas para caberem mais comboios

Linha de Cascais com estações renovadas para caberem mais comboios

A Linha de Cascais vai receber profundas transformações até ao final de 2023: além de nova corrente elétrica e de sinalização mais moderna, uma das ligações ferroviárias mais utilizadas do país vai ter estações renovadas. Só desta forma é que poderão caber os comboios elétricos da atual frota da CP e as novas unidades que vão chegar até ao final desta década.

O investimento nas estações será de 12 milhões de euros e estará a cargo da Infraestruturas de Portugal (IP), a gestora da rede ferroviária nacional. O concurso público foi lançado na passada quinta-feira em Diário da República e as obras deverão arrancar na segunda metade de 2022, escreveu no sábado o jornal Público.

A renovação das estações da linha de Cascais ganhou importância nos últimos dois meses, depois da realização de testes por parte da CP. A transportadora pública, para preparar a compra de novas automotoras, colocou nesta linha uma unidade múltipla elétrica (UME) dos serviços urbanos do Porto, rebocada por uma locomotiva.

O comboio do Porto, contudo, não circulou em toda a linha de Cascais, relatou na altura o mesmo diário. À saída da estação da Parede, foi por três centímetros que o cais de embarque desta unidade não tocou na plataforma. Logo a seguir, a composição nem passou em São João do Estoril, porque não cabia.

Os comboios urbanos do Porto – de 2001 mas os mais modernos da frota da CP – são 10 centímetros mais largos do que os Lisboa. As medidas das UME do Porto serão a referência para o caderno de encargos da transportadora pública no concurso de aquisição de 30 unidades só para a Linha de Cascais e de 18 automotoras elétricas para a futura ligação entre a Gare do Oriente e Cascais.

Mas as novas unidades só vão chegar perto do final desta década. Até lá, no final de 2023, terá de ser utilizada a atual frota elétrica da CP quando a linha de Cascais tiver a sistema de tensão que existe na restante rede ferroviária nacional, de 25 000 volts em corrente alternada.