//Lucro da Galp recua 21% para 560 milhões de euros

Lucro da Galp recua 21% para 560 milhões de euros

A Galp Energia obteve um lucro de 560 milhões de euros no ano passado, o que se traduz numa queda de 21% face ao ano anterior, de acordo com a informação enviada pela empresa à CMVM. A empresa liderada por Carlos Gomes da Silva considera que o desempenho financeiro em 2019 foi “robusto”, embora num “contexto de refinação desafiante”.

O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) RCA da Galp ficou próximo dos 2,4 mil milhões de euros, uma subida de 7%, e superou as primeiras indicações da companhia, que apontavam que este indicador ficasse entre os 2,1 mil milhões de euros e os 2,2 mil milhões de euros. “Numa base comparável, excluindo o efeito da norma IFRS 16, o Ebitda RCA teria sido em linha com o do ano anterior, apesar dos menores preços de petróleo”, salienta a empresa no comunicado enviado ao regulador do mercado de capitais.

Em 2019, a Galp investiu 856 milhões de euros, menos 5% que no ano anterior, com os segmentos da exploração e produção a “representar 70% e o restante maioritariamente focados nas atividades de manutenção e melhoria da eficiência energética das refinarias, assim como na renovação da rede de distribuição”. A dívida líquida, no final no ano passado, era de 1.435 milhões de euros, menos 302 milhões que em 2018.

Lucros sobem no trimestre
Nos últimos três meses de 2019, a Galp Energia teve um resultado líquido RCA de 157 milhões de euros, o que representa uma subida de 44% face ao período homólogo de 2018. O Ebitda aumentou 32% para 653 milhões de euros.

“O investimento totalizou 282 milhões de euros durante o trimestre, dos quais 65% foram alocados ao negócio de exploração e produção (E&P), maioritariamente focados no bloco BM-S-11 e em Moçambique. O investimento em atividades de downstream esteve principalmente relacionado com a implementação de projetos de melhoria da eficiência energética das refinarias, no âmbito das iniciativas “+$1/boe””.

(Notícia atualizada pela última vez às 8:05)

Ver fonte