Partilhareste artigo
A Inapa, empresa de distribuição de papel, totalizou um milhão de euros de lucro na primeira metade do ano, abaixo dos 16 milhões de euros registados no período homólogo, foi comunicado ao mercado.
Relacionados
De acordo com a informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), entre janeiro e junho, as vendas da empresa atingiram 519,5 milhões de euros, quando no mesmo período de 2022 tinham sido de 613,6 milhões de euros.
Por sua vez, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) situou-se nos 19,7 milhões de euros, abaixo dos 42,5 milhões de euros apurados no primeiro semestre de 2022.
No final de junho, a divida líquida da Inapa recuou para 216,3 milhões de euros, o que compara com os 226,4 milhões de euros de 2022.
“Ao longo do primeiro semestre de 2023 permaneceu a tendência de quebra relevante da procura de papel relacionada com a estabilização generalizada da cadeia de abastecimento e redução dos níveis de “stock” que se vinha a assistir desde o último trimestre de 2022. Os preços médios de venda estão sob pressão, mas mostraram resiliência”, referiu.
Subscrever newsletter
No que se refere às perspetivas futuras, no segmento do papel a empresa quer continuar focada na otimização da margem, através da comercialização de produtos de maior valor acrescentado e da dinamização das vendas.
A Inapa vai ainda prosseguir com a reestruturação em curso na Alemanha, “com principal enfoque nas áreas de logística e organização comercial, onde se identificaram oportunidades muito relevantes de poupanças, perspetivando-se que o impacto total da sua implementação ocorra em 2025”.
O grupo opera também na área das soluções e materiais de embalagem, cujas vendas atingiram os 42,9 milhões de euros (+5,2%), bem como na comunicação visual, com uma faturação de 19,8 milhões de euros (+33,6%).
Deixe um comentário