Partilhareste artigo
O Banco BPI registou um lucro líquido consolidado de 85,5 milhões de euros nos nove meses de 2020, o que representa uma queda homóloga de 66%, pressionado por custos com a crise que surgiu na sequência da pandemia.
O banco pôs de lado 100 milhões de euros nomeadamente para fazer face a possíveis perdas no crédito devido à crise provocada pelas medidas adotadas no âmbito da epidemia do novo coronavírus, refere o BPI no comunicado com os resultados trimestrais, divulgado esta terça-feira.
“Vamos ter de estar prudentes. Os tempos que se avizinham são incertos”, disse João Pedro Oliveira e Costa, presidente-executivo do banco na conferência de apresentação dos resultados, em Lisboa.
O Banco BPI, detido pelo espanhol CaixaBank, registou um lucro líquido de 47,4 milhões de euros na atividade em Portugal, o que corresponde a uma queda de 69% em termos homólogos.
Subscrever newsletter
Em termos consolidados, na atividade em Portugal, a margem financeira do banco cresceu 1,4% para 330,8 milhões de euros e o produto bancário caiu 5,4% para 490,3 milhões de euros.
Em termos de perspetivas futuras, à luz do novo confinamento ‘light’ em Portugal, o CEO do BPI disse que deverá pesar no negócio do banco no quarto trimestre.
Segundo João Pedro Oliveira e Costa, uma segunda vaga a chegar mais cedo do que o previsto, “terá um impacto económico maior do que era esperado nesta altura” e “terá impacto no negócio do banco”.
Mas frisou que “o BPI está completamente preparado para este confinamento”.
Atualizada às 12H24 com mais informação
.
Deixe um comentário