//Lucros da CGD sobem para 429 milhões até setembro

Lucros da CGD sobem para 429 milhões até setembro

A estatal Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou um lucro líquido de 429 milhões de euros nos nove meses de 2021, o que corresponde a um aumento de 9,4% face a igual período do ano passado.

“Perspetivas de um impacto da situação pandémica na economia de menor dimensão face ao passado, com menores efeitos ao nível da qualidade dos ativos de crédito, a par da robusta posição de capital, permitem o pagamento, ainda em 2021, de um dividendo extraordinário de 300 milhões de euros”, adianta o banco estatal no comunicado com os resultados trimestrais divulgado esta quinta-feira.

Explica que “apesar da conjuntura económica atual, a atividade core do Grupo CGD continua a demonstrar resiliência ao conseguir compensar a diminuição da margem financeira com o aumento das comissões líquidas e da eficiência operacional conseguida através da redução dos custos de estrutura”.

“O resultado líquido inclui ainda um resultado extraordinário de 32,7 milhões de euros [depois de impostos] decorrentes da reavaliação das responsabilidades com benefícios pós-emprego e provisões para o programa de pré-reformas”, refere.

Salienta que “o resultado líquido corrente foi de 394 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 15,2% face ao resultado corrente do período homólogo em 2020, muito por força da boa evolução dos resultados de operações financeiras”.

O contributo da atividade doméstica para o resultado líquido do Grupo foi de 330,8 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2021, o que compara com 308,8 milhões de euros no mesmo período do ano anterior.