//Lucros do BPI sobem para 185 milhões no primeiro semestre

Lucros do BPI sobem para 185 milhões no primeiro semestre

O Banco BPI, do espanhol CaixaBank, registou um lucro líquido consolidado de 185 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, que compara com 43 milhões de euros em igual período do ano passado.

“Na atividade em Portugal, o resultado líquido recorrente do BPI ascendeu a 89 milhões de euros, que compara com os 6 milhões de euros registados no período homólogo do ano passado, quando se registaram imparidades significativas para prevenir potenciais impactos da pandemia”, adiantou o banco num comunicado divulgado esta sexta-feira.

“O lucro da atividade em Portugal está em níveis pré-pandemia: no primeiro semestre de 2019, o BPI registou um lucro de 87 milhões de euros”, aponta.

O BPI destaca que, no segundo trimestre deste ano, o angolano BFA aprovou o dividendo ordinário de 2020 e uma distribuição de reservas livres, com pagamento em três prestações: 40% em setembro de 2021, 30% em junho de 2022 e 30% em junho de 2023. No caso do BPI, o banco “reconheceu 40 milhões de euros do dividendo ordinário de 2020 em resultados e 79 milhões de euros da distribuição de reservas, dos quais 50 milhões de euros foram reconhecidos em resultados e 29 milhões de euros diretamente em reservas”.

“Deste modo, o contributo da participação no BFA para o resultado consolidado foi 92 milhões de euros [que inclui os 40 milhões de euros do dividendo de 2020 e 50 milhões de euros da distribuição de reservas reconhecidos em resultados]. O contributo da participação no (moçambicano) BCI foi de 9 milhões de euros no semestre”, explica o BPI.

Em termos de impacto no capital, “os 119 milhões de euros serão reconhecidos no Common Equity T1 (CET1) à medida que forem recebidos em Portugal”.