//Marketplace da AWS já chega a 325 mil pessoas e gera mil milhões de dólares

Marketplace da AWS já chega a 325 mil pessoas e gera mil milhões de dólares

O marketplace da Amazon Web Services (AWS) já tem mais de 325 mil clientes ativos, tendo este catálogo digital de produtos de 65 categorias diferentes gerado mais de mil milhões de dólares (cerca de 985 milhões de euros) em 2021.

Os dados são fornecidos ao Dinheiro Vivo (DV) por Marta Whiteaker, head of AWS Marketplace para a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África). A gestora não detalha dados sobre Portugal, mas afirma: “Os nossos parceiros portugueses são uma parte valiosa da nossa rede mundial de parceiros AWS”.

Whiteaker adianta que “existem mais de dois milhões de assinaturas atuais de software e mais de 325 mil clientes que utilizam o AWS Marketplace”. Destes, registam-se mais de 12 mil anúncios transacionáveis, “através de dois mil ISV [fornecedores independentes]”, bem como mais de 260 fornecedores de dados e 900 parceiros de consultoria para as 65 categorias de produto existentes.

A gestora explica que os números são resultado, em grande medida, do trabalho desenvolvimento nos últimos dois anos. A pandemia de covid-19 veio acelerar a transformação digital e a AWS ajustou ofertas para “ajudar todos os tipos de organizações a gerir esta transição”. “A pandemia proporcionou-nos um momento único para pôr à prova o nosso rápido ritmo de inovação e implementação à escala”, afirma a gestora.

“Nos últimos dois anos assistiu-se a uma aceleração de pessoas e empresas que utilizam a cloud”, prossegue Marta Whiteaker, notando que os parceiros do marketplace da AWS “estão cientes da enorme oportunidade de ter uma montra global que permite aos novos, e existentes, clientes interagir com eles”.