A Medway apresentou esta quarta-feira o projeto de construção de um novo terminal seco, em Famalicão. Trata-se de um investimento superior a 35 milhões de euros, mais 10 milhões de euros do que inicialmente previsto pela empresa de transporte ferroviário de mercadorias, conforme revelou no início de novembro o presidente do conselho de administração, Carlos Vasconcelos, em entrevista ao Dinheiro Vivo.
Esta diferença de valores deve-se à identificação de “mais necessidades, nomeadamente ao nível do equipamento” para aquele que será o maior terminal de mercadorias da Península Ibérica, justificou fonte oficial da empresa ao Dinheiro Vivo.
O novo terminal ferroviário “irá servir os portos de Leixões e Sines e vem dar resposta à necessidade de aumentar a capacidade de movimentação de contentores no Norte do país”, salienta a empresa. Esta infraestrutura terá 200 000 metros quadrados, seis linhas de comboios de 750 metros e uma capacidade de parqueamento que corresponde a 10 000 contentores. A Medway prevê que sejam feitos mais de 500 000 movimentos por ano.
Famalicão foi o local escolhido para este novo terminal devido à proximidade de várias empresas deste concelho, considerado o maior exportador do Norte do país.
A construção do novo terminal irá iniciar-se depois da obtenção das licenças e deverá ficar pronto no início de 2020. O terminal de Famalicão vai criar mais de 100 postos de trabalho, diretos e indiretos.
A Medway, detida pela MSC, prepara-se para divulgar, nas próximas semanas, o novo plano de investimento da empresa de mercadorias. Em janeiro de 2019, completam-se três anos desde a assinatura da compra de 95% do capital da ex-CP Carga.
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