//Melhor que o esperado: Alphabet dá salto de 32% com forte subida da publicidade

Melhor que o esperado: Alphabet dá salto de 32% com forte subida da publicidade

Assim que foram conhecidos os resultados trimestrais da Alphabet, as ações da casa-mãe do Google dispararam nas trocas fora de horas, chegando a valorizar mais de 8%. Isto foi demonstrativo da surpresa positiva com que o mercado recebeu os números da gigante de Mountain View: o quarto trimestre de 2021 foi soberbo para a empresa, com um salto de 32% nas receitas para 75,32 mil milhões de dólares.

O aumento foi ainda maior na totalidade do ano fiscal, subindo 41% para 257,6 mil milhões. Em termos de lucros, a subida foi de 36% no trimestre, para 20,6 mil milhões de dólares, e de 89% no ano fiscal, para 76 mil milhões.

Olhando para o trimestre, um dos aspetos que deixou o mercado mais satisfeito foi a confirmação de que a Alphabet, ao contrário de gigantes como a Meta e a Snap, passou incólume às mudanças de privacidade operadas pela Apple na plataforma iOS.

A empresa recolhe um volume de dados tão substancial sobre os utilizadores em todas as suas plataformas que o apertar das restrições no iOS não prejudicou as receitas publicitárias. Ao invés disso, a marca reportou um crescimento de 33% nas receitas de publicidade do Google, num total de 61,2 mil milhões de dólares.

Segundo o CEO Sundar Pichai, que falou com os analistas após a apresentação de resultados, o segmento do retalho foi o que mais contribuiu para este desempenho robusto da venda de publicidade, que representa a maior parte das receitas da empresa.