//Mercado recupera à boleia das empresas, com Apple e Samsung a dominar

Mercado recupera à boleia das empresas, com Apple e Samsung a dominar

Se tem um smartphone do trabalho muito provavelmente o telemóvel ou é Samsung ou é Apple, uma vez que a esmagadora maioria das empresas optou pelas duas marcas, em 2021. No último ano, o segmento empresarial foi o principal motor do mercado português de smartphones, com as referidas marcas a dominarem também no consumo de produtos de gama alta, cada vez mais procurados pelos portugueses. Em termos gerais, salta à vista a erosão da Huawei e a confirmação da ascensão da Xiaomi.

“O ano de 2021 correu muito bem para a maioria das marcas”, afirma ao Dinheiro Vivo (DV) o vice-presidente da consultora IDC com a pasta de Data e Analytics, Francisco Jerónimo. Segundo dados da IDC, o mercado nacional de telemóveis cresceu 8,7%, verificando-se um total de 2,607 milhões de smartphones vendidos em Portugal. Ou seja, o mercado não só recuperou da quebra em 2020 como superou 2019 em número de unidades vendidas (ver infografia).

O desempenho poderia ter sido melhor, se “algumas marcas tivessem tido capacidade de entrega em Portugal”, ressalva Francisco Jerónimo. No geral do ano, as vendas ficaram 60 milhões aquém do último ano anterior à pandemia (830 milhões em 2021 vs 890 milhões em 2019).

Todas áreas do mercado mobile cresceram, mas foi o segmento empresarial a crescer “a uma velocidade muito superior”. Segundo Francisco Jerónimo, se em 2020 a procura por smartphones retraiu-se porque, devido ao trabalho remoto, a procura dos consumidores e empresas recaiu sobre os computadores, em 2021 “o ambiente mudou”, sobretudo para as empresas. A adoção de modelos híbridos de trabalho “obrigou as empresas a capacitarem os funcionários também com os terminais móveis necessários para trabalharem a partir de casa”. E foi assim que o segmento empresarial se evidenciou.

O desempenho das empresas na procura de novas máquinas não só impulsionou o mercado como um todo, como também ajudou duas marcas em particular. “É que 87% das vendas empresariais corresponderam a produtos da Samsung e da Apple”, revela o responsável da IDC, notando que a hegemonia da marca sul-coreana representa “quase 60% do mercado de smartphones” no segmento empresarial. Esta área do universo mobile nacional “está basicamente concentrada” na Samsung e Apple, pois “são as marcas cuja perceção de segurança é muito superior” às restantes concorrentes, que aqui têm “representações muito pequenas”.