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Cheguem-se para o lado, Vision Pro. Vários meses antes da chegada dos óculos de realidade estendida da Apple, a Meta anunciou o lançamento dos Quest 3, óculos de realidade mista que estarão disponíveis já a 10 de outubro por 499 dólares.
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O anúncio foi feito pelo CEO Mark Zuckerberg no arranque do evento anual Meta Connect, que vai decorrer entre hoje e amanhã em Menlo Park, Califórnia.
“O Quest 3 é o primeiro dispositivo de realidade mista para as massas”, afirmou Mark Zuckerberg, sublinhando que é “o mais poderoso” que a empresa já produziu e permitirá aos utilizadores misturarem os mundos físico e digital.
Sem fios nem baterias externas, os óculos são independentes e podem ser usados em modo totalmente imersivo (realidade virtual) ou misto (realidade aumentada), colocando objetos digitais no mundo físico.
“Os limites do vosso espaço físico poderão ser expandidos”, descreveu Zuckerberg. Olhando para as imagens mostradas pelo CEO, é impossível não comparar com o que a Apple apresentou em junho, o Vision Pro.
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O Quest 3 também permitirá visualizar um ecrã gigante no meio da sala de estar, por exemplo para ver um jogo de futebol, e outras coisas interessantes como montar legos digitais em cima da mesa de jantar. Zuckerberg frisou várias vezes que o dispositivo é suportado pela “melhor biblioteca de conteúdos imersivos do mundo”, algo que a Apple, agora a começar, ainda não tem.
Em dezembro, com a adição do Xbox Cloud Gaming, os utilizadores poderão jogar títulos como Halo e Minecraft usando os seus óculos Quest. Quer escapar à linha de fogo? Esconda-se atrás do sofá, exemplificou Zuckerberg, ilustrando como o dispositivo permite combinar o mundo físico e o digital.
Para sair do modo imersivo, basta tocar duas vezes nos óculos. E em novembro, chegará o Meta Quest For Business, mostrando que a intenção de Zuckerberg não é limitar este dispositivo aos jogos e entretenimento.
“Estou mesmo entusiasmado com o Quest 3”, disse Zuckerberg, salientando o seu processador de nova geração, design 30% mais fino, uso mais confortável e controladores de precisão, além dos comandos gestuais.
“Estamos apenas a arranhar a superfície do que vai ser possível”, considerou o CEO.
Em 2024, a empresa vai lançar outra funcionalidade, Augments, que permitirá colocar objetos digitais em permanência no nosso ambiente físico. Por exemplo, molduras com imagens do Instagram ou um portal digital de exercício no quarto.
O executivo usou ainda a apresentação no Meta Connect para introduzir a nova geração de óculos inteligentes Ray Ban. Serão os primeiros óculos inteligentes com a igualmente nova Meta AI, que também foi anunciada no evento.
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