//Metro de Lisboa já pode comprar novo material e sinalização

Metro de Lisboa já pode comprar novo material e sinalização

O Metro de Lisboa já pode avançar para a compra de novo material circulante e de nova sinalização. Foi levantada na quarta-feira a impugnação apresentada pelo consórcio Thales/CRRC sobre o concurso público ganho pela Stadler/Siemens Mobility para o fornecimento de 14 novas unidades triplas e de um novo sistema de sinalização ferroviária por 114,5 milhões de euros.

Só falta o visto prévio do Tribunal de Contas para que a ordem de compra possa ser executada, segundo o comunicado enviado pela transportadora esta quinta-feira.

A primeira unidade tripla (composta por três carruagens) será entregue no segundo semestre de 2022. A última unidade tripla chegará no final de 2023.

Este investimento do Metro de Lisboa fica 12,5 milhões de euros abaixo do preço base deste concurso público, de 127 milhões de euros.

Além do fornecimento de 14 novas unidades triplas (42 carruagens), será instalado um sistema de controlo automático e contínuo nos restantes 70 comboios da frota do Metro de Lisboa e incorporadas funcionalidades de proteção automática dos comboios em toda a extensão das linhas azul, amarela e verde.

O contrato também inclui a “manutenção preventiva e corretiva de todos os equipamentos pelo prazo de três anos (extensível por mais dois anos) após a receção provisória , incluindo toda a mão-de-obra, peças sobressalentes e consumíveis”; formação técnica e fornecimento de outras peças, ferramentas e equipamentos de teste.