//Metro de Lisboa renova bancos: troca tecido por cortiça

Metro de Lisboa renova bancos: troca tecido por cortiça

Todos os bancos das carruagens do Metro de Lisboa vão passar a ser revestidos por cortiça em vez de tecido. A troca de material vai ocorrer ao longo deste ano, ao ritmo de seis carruagens (duas unidades triplas por semana), segundo anúncio feito esta quarta-feira pela transportadora.

“Coincidindo com “2020 – Lisboa Capital Verde da União Europeia”, os novos bancos serão revestidos com um produto que é de origem nacional, com custo inferior, mais fácil de manter e amigo do ambiente, a cortiça. O novo material dos assentos e costas, que vai substituir o atual tecido, é formado por um compósito de cortiça, sendo mais percetível a sua textura e a sua cor natural”, assinala a empresa pública em nota enviada às redações.

O Metro de Lisboa calcula que os novos bancos, com cortiça, possam durar 15 anos. “Com os novos bancos, mais ergonómicos e resistentes, as carruagens do Metro vão receber este material natural, que é nacional e amigo do ambiente, cumprindo os requisitos de emissão de fumos e gases tóxicos, conferindo ao interior das carruagens um aspeto rejuvenescido e totalmente modernizado.”

Desde 2013 que existem seis carruagens com cerca de 200 bancos de cortiça a nível experimental.

A renovação dos bancos será feita exclusivamente por meios internos da empresa. Fica por revelar qual o montante investido nesta operação.

Ver fonte