//Metro ligeiro Loures-Odivelas terá material semelhante ao do Metro do Porto

Metro ligeiro Loures-Odivelas terá material semelhante ao do Metro do Porto

A partir de 2026, o Metropolitano de Lisboa vai operar uma linha à superfície pela primeira vez na sua história. A ligação entre Loures e Odivelas será percorrida em 20 minutos e dará, através da estação de Odivelas, acesso à rede de metropolitano do concelho de Lisboa.

Em entrevista ao Dinheiro Vivo e à TSF, o presidente da transportadora, Vitor Domingues dos Santos, fala ainda da ambição da empresa em ligar as estações de Telheiras à Pontinha.

Também há uma proposta para o metro ligeiro de superfície entre Loures e Odivelas, no valor de 250 milhões de euros. Quem vai operar esta linha?

Em princípio, será o Metro de Lisboa. É isso que está nas bases de concessão e no diploma aprovado em Conselho de Ministros.

Que material circulante poderá ser utilizado e qual a ligação com a restante rede do metro?

A solução que preconizamos é a primeira implementação de um anel circular que faça um arco de transportes públicos à volta de Lisboa e que conjugue os municípios de Oeiras, Amadora, Odivelas e Loures. Este projeto vive por si mesmo: tem extensão de 12 quilómetros e vai ligar um conjunto de localizações importantes entre o hospital de Beatriz Ângelo e o Infantado. Estamos a desenvolver o projeto mas também o município de Loures mudou. Havia estudos desenvolvidos com a anterior vereação; nas próximas semanas, vamos reunir com os presidentes de câmara de Odivelas e de Loures para concertar e finalmente assentar o traçado definitivo.