//Microsoft paga 19,7 mil milhões de dólares por tecnológica de inteligência artificial Nuance

Microsoft paga 19,7 mil milhões de dólares por tecnológica de inteligência artificial Nuance

A Microsoft já terá finalizado as negociações para adquirir a Nuance Communications, uma tecnológica especializada em inteligência artificial (IA) na área do reconhecimento da fala, e a compra pode mesmo ficar concluída já esta semana. Quanto ao valor, a imprensa norte-americana avança que deve atingir os 19,7 mil milhões de dólares (aproximadamente 16,5 mil milhões de euros). O acordo inclui ainda a dívida líquida da Nuance.

A confirmar-se, esta é a segunda maior aquisição da Microsoft desde que comprou a rede social LinkedIn em 2016 por 26 mil milhões de dólares (cerca de 22 mil milhões de euros).

O imprensa local avança ainda que a Microsoft pagará por cada ação da Nuance 56$ (cerca de 47€), o que representa uma valorização de 23% face ao valor dos títulos da Nuance na última sessão bolsista.

A Nuance é mais conhecida pelo seu software Dragon, que usa a IA para transcrever a fala e melhorar a sua precisão ao longo do tempo, adaptando-se à voz de um utilizador. Depois de licenciar essa tecnologia, que possibilitou o lançamento da assistente de voz da Apple, a Siri, a Nuance valorizou 3,4% já este ano.

Agora, o principal objetivo da parceria é o de colaborar na assistência à saúde onde, inclusive, as duas empresas já cooperaram. Em 2019, estas anunciaram uma “parceria estratégica” para usar o software da Nuance na digitalização de registos de saúde para os clientes da Microsoft.

Esta parceria entre as duas organizações, nomeadamente em ferramentas de reconhecimento e processamento de voz, sobretudo na plataforma Dragon Medical e Cloud for Healthcare, vê agora a sua evolução naquela que poderá ser a segunda maior compra da gigante tecnológica.